Há mais 25 casos confirmados de Covid-19 no Lar da Nossa Senhora das Dores, em Vila Real. 

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, disse que foram detetados mais 25 idosos e funcionários com Covid-19, elevando assim para 45 o número de infetados nesta instituição.

Depois de 13 utentes e sete funcionários terem dado positivo para Covid-19, foram realizados na quarta-feira mais 75 testes aos residentes e colaboradores desta instituição particular de solidariedade social.

O autarca ressalvou que, até agora, são apenas conhecidos "29 dos 75 testes e, desses, 25 deram positivo".

Estranhamente, só passado 25 horas é que obtivemos os primeiros números e os números são assustadores. Em 29 testes, 25 deram positivo. Em 29, 25 pessoas dentro deste lar estão infetadas. Faltam ainda os restantes testes e se a proporção se mantiver significará que cerca de 60 a 70 pessoas estão infetadas. Esta é uma situação que se prolonga há alguns dias”, afirmou o autarca.

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, informou que os idosos iam ser retirados e encaminhados para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).

São 16 nesta fase”, afirmou o autarca aos jornalistas.

Rui Santos explicou que as pessoas irão “sendo retiradas do Lar de Nossa Senhora das Dores conforme forem sendo conhecidos os resultados dos testes realizados”.

Os meios estão a ser mobilizados e os operacionais devidamente equipados para a operação.

Miguel Cabral / SS