A ministra da Saúde reconheceu esta quarta-feira que os casos de covid-19 estão a aumentar em Portugal e que existe um maior risco de transmissão da doença.

Os números da nossa situação epidémica estão a subir. Estão a subir desde há uma semana e situam-se agora em cerca de 340 novos casos diários. Esta é uma realidade”, afirmou Marta Temido, na conferência de imprensa de atualização da situação da pandemia de covid-19 em Portugal.

A ministra acrescentou que os dados da última semana levam a constatar “uma maior transmissão da doença”.

No entanto, a governante lembrou que muitos dos novos casos estão relacionados com “surtos relativamente bem identificados”, concretamente na região Norte que é onde tem "crescido mais”.

Nesse sentido, Marta Temido apelou para o “reforço das medidas de saúde pública” e para o uso da aplicação móvel de rastreio StayAway Covid.

Portugal regista mais três mortos e 390 novos casos de infeção por covid-19, em relação a terça-feira, segundo o boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim, desde o início da pandemia até hoje registam-se 58.633 casos de infeção confirmados e 1.827 mortes.

Os dados da DGS indicam que as três vítimas mortais foram registadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, que contabiliza 30.208 casos (mais 168) e 671 mortos.

/ AG