O concelho de Vila Verde conta com 64 casos confirmados de covid-19, continuando a situação a ser "acompanhada de perto" e com "indicadores favoráveis", adiantou esta segunda-feira o presidente da câmara, António Vilela.

Em declarações à Lusa, ao final da tarde, o autarca daquele concelho do distrito de Braga explicou que a "situação está para já controlada" e que o ATL que tinha sido encerrado "já está em condições de abrir", depois de ter sido desinfetado e dos testes realizados ao pessoal e utentes terem dado negativos.

Na sexta-feira, havia 50 casos positivos e 60 pessoas em isolamento profilático, sendo que no domingo os números apontavam para mais 12 casos positivos e hoje mais dois testes deram positivos.

Estamos a fazer muitos testes, temos as ligações assinaladas e todos os possíveis contagiados acompanhados de muito perto. Neste momento é uma situação que nos preocupa mas há indicadores favoráveis, como todos os casos positivos estarem dentro da população vigiada", disse o autarca.

Segundo o autarca, "para já tudo indica que a situação está sob controlo, pelo que não serão necessárias medidas mais apertadas".

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 847.071 mortos e infetou mais de 25,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.822 pessoas das 58.012 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

/ AG