A Câmara Municipal de Ovar voltou a ativar o Plano Municipal de Emergência da Proteção Civil, por causa da evolução epidemiológica da covid-19 no concelho. Depois de uma reunião com a Comissão Municipal de Proteção Civil, o presidente da Câmara, Salvador Malheiro, decidiu ativar o Plano Municipal de Emergência, a partir das 00:00 desta terça-feira, declarar situação de alerta no concelho e reativar o gabinete de crise.

Em declarações à TVI, o presidente da autarquia, sublinhou que "não é caso para alarmismo" e a medida foi apenas tomada por precaução, esclarecendo que, neste momento, o concelho tem 140 casos ativos.

Neste momento, em termos práticos, não vai ter consequência nenhuma. (...) Estamos muito longe do que aconteceu em março e abril. Estamos muito longe, por exemplo, de implementar uma cerca sanitária", disse.

O autarca lembra, contudo, que há concelhos limítrofes com situações complicadas e não descarta a ativação de medidas concretas.

De acordo com comunicado divulgado nas redes sociais da autarquia, as medidas são para se manterem em vigor “enquanto se justificar”.

Foi ainda determinada a possibilidade de virem a ser adotadas medidas preventivas e outras, de âmbito municipal, em função da monitorização e avaliação da evolução da situação epidemiológica da doença covid-19, a efetuar paulatinamente pelo Gabinete de Crise, em estrita e permanente articulação com a autoridade de saúde local”, avança a autarquia.

A Câmara de Ovar apela à “responsabilização pessoal e coletiva” e à “adoção de cuidados máximos de proteção, prevenção e segurança”.

COVID - 19

CMOvar ativa Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

Declarada Situação de Alerta e reativado o...

Publicado por Câmara Municipal de Ovar em  Segunda-feira, 26 de outubro de 2020

A autarquia apela ainda à minimização das deslocações e a que se evitem “concentrações e reuniões de pessoas, ainda que pertencentes ao meso agregado familiar”, cumprindo as regras de distanciamento social, higiene uso de máscara e etiqueta respiratória.

Manuela Micael / Notícia atualizada às 10:15