Covid-19: António Costa anuncia restrições na fronteira com Espanha - TVI

Covid-19: António Costa anuncia restrições na fronteira com Espanha

Fecho de fronteiras será decidido esta segunda-feira

António Costa dirigiu-se aos portugueses, na tarde de domingo, para falar sobre as medidas fronteiriças a adotar, na sequência da pandemia de Covid-19.

O primeiro-ministro adiantou que haverá segunda-feira de manhã uma reunião entre os ministros da Saúde e da Administração Interna da União Europeia, para uma decisão comum sobre a fronteira externa europeia.

Também serão discutidas "preocupações com a nossa fronteira interna, tendo em conta a situação em Espanha", adiantou António Costa

Da videoconferência com o homólogo espanhol, António Costa revelou que os países acordaram em "agir em conjunto na gestão da fronteira, que é comum".

Na segunda-feira, o ministros da Saúde e da Administração Interna de Portugal e Espanha reúnem-se para "definir as regras", que deverão obedecer aos princípios da liberdade de circulação de mercadorias e garantir os direitos dos trabalhadores fronteiriços.

O primeiro-ministro salientou que, nas regras a definir, "haverá uma restrição à circulação para efeitos de turismo e lazer".

Para o primeiro-ministro, a restrição à circulação para efeitos de turismo e lazer "é importante tendo em conta que nos períodos de férias da Páscoa há tradicionalmente uma grande ocorrência de turistas espanhóis a Portugal".

As medidas serão acordadas amanhã, de forma a garantir que a nossa fronteira terrestre vai continuar a permitir o bom funcionamento das relações entre os dois países, mas a assegurar a segurança que é imprescindível garantir neste momento", reforçou António Costa.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde atualizou o número de infetados para 245, mais 76 do que no sábado.

Presidente da República vai convocar Conselho de Estado brevemente

Marcelo Rebelo de Sousa, vai convocar “brevemente” uma reunião do Conselho de Estado, em data a anunciar, para analisar a situação do país devido à pandemia de Covid-19.

O anúncio foi feito por António Costa numa conferência de imprensa, na Residência Oficial de São Bento, em Lisboa, depois de uma reunião, por videoconferência, com o primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, para analisar a “gestão de fronteiras” entre os dois países e preparar um encontro dos ministros da Saúde e da Administração Interna da União Europeia (UE), na segunda-feira, também à distância.

Continue a ler esta notícia