Covid-19: "Vírus pode ser transmitido através do suor?” - TVI

Covid-19: "Vírus pode ser transmitido através do suor?”

  • 1 abr 2020, 19:40

João Santos, especialista em direito laboral, e Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, tiraram algumas das dúvidas dos portugueses na TVI24

Pacientes assintomáticos podem transmitir a doença?”

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, garante que pessoas assintomáticas, que estejam infetadas com Covid-19, podem transmitir a doença.

Tenho febre baixa há vários dias. O que devo fazer?”

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, explica que é necessária uma avaliação por parte do doente que melhor do que ninguém sabe se a febre que tem é incomum. O especialista aconselha ainda quem tenha febre persistente a contactar a linha SNS24.

Estou à espera para fazer o teste há vários dias. O que devo fazer?”

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, diz que esta é uma situação recorrente nos últimos dias e explica que os pacientes devem seguir as indicações que recebem por “SMS” das entidades competentes.

Uma empresa pode aderir ao lay-off e recorrer às linhas de crédito?”

João Santos, especialista em direito laboral, esclareceu que as empresas podem acumular medidas neste caso, como o lay-off e as linhas de crédito.

Sou doente de risco e foi-me recomendado não trabalhar. Quem paga o meu ordenado?”

João Santos, especialista em direito laboral, explica que não basta “ser recomendado não trabalhar”, é necessário uma baixa ou um atestado médico e nunca pode ser uma decisão próprio trabalhador.

Como se processa a baixa de isolamento profilático?”

João Santos, especialista em direito laboral, garante que este tipo de indicações tem sempre de partir de um profissional de saúde e nunca por decisão do próprio trabalhador.

Os bancos podem não cumprir as moratórias de crédito?”

João Santos, especialista em direito laboral, explica que bancos nunca podem desobedecer aos decretos apresentados pelo Governo.

Doentes autoimunes são doentes de risco?”

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, explica que as pessoas que tem uma doença de base devem ter cuidados acrescidos. Ainda assim, em relação às doenças autoimunes, o médico garante que tem de ser analisado caso a caso se o paciente é um doente de risco.

Doentes oncológicos correm riscos por ir ao hospital fazer exames?”

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, realça a importância dos portugueses manter os exames e cuidados que são inadiáveis. O médico aconselha a que se contacte os hospitais e saber se os procedimentos médicos agendados são ou não dispensáveis.

“Portadores de hepatite C ou HIV devem ficar isolados ou ir trabalhar?”

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, lembra que quem tem um quadro imunitário frágil corre maior risco ao contrair Covid-19. Contudo, o especialista realça que este é mais um dos exemplos que tem de ser analisado caso a caso.

Vírus pode ser transmitido através do suor?”

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, garante que até ao momento não existe qualquer de evidência cientifica de que o Covid-19 se possa propagar entre pessoas através da transpiração.

Auxiliares de lares com para turnos de 12 horas durante seis dias. É legal?”

João Santos, especialista em direito laboral, explica que esta é uma situação de difícil resposta. Ainda assim, o advogado lembra que o código de trabalhar prevê uma adaptação do horário laboral excecionalmente.

Se ficar em casa em quarentena, é garantido que não vou ser infetado?”

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, garante que estar em casa de quarentena não é garantia de que não se vai ser infetado. O especialista lembra ainda que quarentena, isolamento e recolhimento são conceitos diferentes.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE