O presidente da Câmara Municipal de Ovar está infetado com covid-19. Foi o próprio Salvador Malheiro a confirmar o cenário, através de uma publicação no seu Facebook pessoal.

A COVID-19 não atinge só as outras Pessoas e, neste momento, também eu estou infectado.

Apesar de todos os cuidados que...

Publicado por Salvador Malheiro em  Domingo, 10 de janeiro de 2021

O autarca garante que seguiu todas as normas, mas admite que "em algum momento posso ter falhado".

Estou a cumprir o isolamento obrigatório e a assegurar todos os meus compromissos, a partir de casa", acrescenta.

O presidente do PSD esteve junto de Salvador Malheiro na comissão permanente do partido. Ambos os políticos estiveram de máscara, mas Rui Rio vai ser testado à covid-19 para despistar uma possível infeção.

Por força de, nos últimos dias, termos estado num contacto muito próximo com o vice-presidente do PSD, Salvador Malheiro, o secretário-geral e eu teremos de ficar em isolamento profilático. Na terça-feira, farei um teste conforme indicação da delegada de saúde”, escreveu pouco depois Rui Rio na sua conta oficial de Twitter.

O contacto entre os três que foi considerado de alto risco aconteceu depois da reunião da Comissão Permanente do partido, na quinta-feira, ao final do dia.

Tanto o líder dos sociais-democratas como o secretário-geral do partido, José Silvano, vão ficar em isolamento profilático nos próximos 14 dias.

Salvador Malheiro pede à população que continue a cumprir as normas de segurança colocadas em prática para evitar uma maior propagação dos contágios.

O concelho de Ovar foi um dos mais afetados pelo novo coronavírus no início da pandemia em Portugal. Segundo o último boletim epidemiológico da autarquia, já foram confirmado pelo menos 3207 casos desde março, dos quais 62 acabaram por resultar em mortes.

Atualmente existem 410 casos ativos em Ovar, sendo que já recuperaram da doença 2735 pessoas.

Atendendo aos números mais recentes do município, Ovar apresentada uma taxa de 740 casos por 100 mil habitantes, sendo assim considerado como um concelho de risco muito elevado de transmissão.

António Guimarães