O Governo lançou um simulador que permite a cada cidadão saber quando vai ser vacinado contra a covid-19.

O mecanismo não indica o dia exato, mas em que grupo se enquadra e em que altura do ano está prevista a administração da sua vacina.

A página estabelece apenas uma previsão e não permite a marcação da vacina. O que vai acontecer é que, na altura prevista para a vacinação do seu grupo, deverá receber um SMS a questionar se quer ou não ser vacinado. Se responder “não” ou não responder, não volta a ser contactado. Se responder “sim”, deverá ser posteriormente contactado para marcar a data concreta da administração da vacina.

Esta ferramenta faz parte do novo portal na Internet do Governo  com o intuito de esclarecer os cidadãos e responder às questões mais comuns.

A vacina é gratuita e facultativa e vai ser administrada de acordo com grupos prioritários já estabelecidos pelas autoridades de saúde.

À semelhança de outros países da União Europeia, em Portugal a vacina é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo Serviço Nacional de Saúde.

Os profissionais dos centros hospitalares universitários do Porto, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central foram os primeiros a ser vacinados.

Redação / publicado por Rafaela Laja