Queda de neve corta acesso ao maciço central da Serra da Estrela - TVI

Queda de neve corta acesso ao maciço central da Serra da Estrela

Neve na Serra da Estrela ( EU VI / Rui Couto)

Troços entre Piornos/Torre e Torre/Lagoa Comprida estão interditos à circulação automóvel desde as 06:20, não havendo para já previsões quanto à reabertura

Alguns dos troços de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje de manhã encerrados ao trânsito devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte do Centro de Limpeza de Neve.

Segundo a fonte, os troços entre Piornos/Torre e Torre/Lagoa Comprida estão interditos à circulação automóvel desde as 06:20, não havendo para já previsões quanto à reabertura.

"emos os limpa-neves no terreno e assim que estiverem reunidas todas as condições de segurança reabrimos", disse.

O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta segunda-feira períodos de céu muito nublado com aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes e de granizo nas regiões norte e centro até ao final da tarde, além da possibilidade de queda de neve acima de 1.000/1.200 metros.

A previsão aponta também para vento moderado a forte do quadrante oeste com rajadas até 80 quilómetros por hora e, nas terras altas, forte com rajadas até 90 quilómetros por hora, tornando-se fraco a moderado durante a manhã.

O instituto prevê ainda pequena descida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro e pequena descida da máxima.

Para a Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, em especial durante a tarde e nas vertentes norte e terras altas, passando a regime de aguaceiros a partir do final da tarde e vento moderado a forte de oeste, soprando forte nas terras altas, rodando para noroeste a partir do início da tarde.

O IPMA prevê para os Açores períodos de céu muito nublado com abertas, descida da temperatura, aguaceiros fracos e vento norte moderado, rodando para nordeste.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 13 e 16 graus Celsius, no Porto entre 11 e 14, em Vila Real entre 07 e 10, em Viseu entre 08 e 10, em Bragança entre 05 e 09, na Guarda entre 05 e 08, em Coimbra entre 09 e 15, em Castelo Branco entre 09 e 13, em Santarém entre 11 e 16, em Évora e Beja entre 12 e 16, em Faro entre 15 e 19, no Funchal entre 17 e 22, em Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores entre 13 e 16 e na Horta entre 12 e 16.

Continue a ler esta notícia