Caparica: PSD pede audição de ministro do Ambiente - TVI

Caparica: PSD pede audição de ministro do Ambiente

  • Portugal Diário
  • 28 mar 2007, 11:57

Partido quer esclarecimentos sobre defesa de orla costeira

Relacionados
O Grupo Parlamentar do PSD fez um pedido de audição do ministro do Ambiente na Assembleia da República para justificar as opções tomadas na Costa de Caparica, confirmou esta quarta-feira à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia.

No requerimento, o PSD pretende a audição do ministro do Ambiente sobre a «defesa da orla costeira na Costa da Caparica», visto que alguns locais da cidade têm sido atacados pelo avanço do mar.

A Costa da Caparica foi afectada, até agora, em dois locais, nas dunas das praias de São João, local onde o Instituto da Água (INAG) já interveio e onde já não se apresentam quaisquer problemas, e no paredão frontal aos parques de campismo do INATEL e Clube de Campismo de Lisboa (CCL).

Este último ficou mesmo parcialmente inundado pelo mar nas últimas semanas e, nos últimos dias, tem-se procedido à remoção de areias e entulho do interior do parque.

António Neves disse hoje à Lusa ter recorrido ao Grupo Parlamentar do seu partido «por ser uma opção que demora muito menos tempo» e por não ter competências para fazer este tipo de pedidos sozinho, apesar de realçar que estará presente na audição, se esta for aceite.

De acordo com o autarca, o requerimento surge da necessidade de «justificar as decisões que foram tomadas até agora» e de ouvir a posição do ministro do Ambiente sobre o caso.

Na opinião de António Neves, o troço de paredão que ficou destruído pela força do mar «deveria ter sido reparado na sua fase inicial, em meados de Fevereiro, quando a situação ainda não era crítica».

Uma reparação que, segundo o autarca, deveria passar pela imediata colocação de pedra de maiores dimensões vinda do exterior, umas operação que está agora a ser levada a cabo pelo INAG.

O requerimento realça ainda que a falha na protecção desta zona costeira se deve ao facto das intervenções realizadas no local pelo INAG não ter conseguido «evitar que o que restava do cordão dunar, assim como do trabalho de entroncamento que vinha sendo ali desenvolvido, fosse pura e simplesmente devastado pelo mar que galgou a estrutura e entrou terra adentro».

António Neves disse ainda que também o Grupo Parlamentar do PCP pediu uma audição à Comissão de Ambiente da Assembleia da República para que o caso seja discutido, para que «deputados e grupos parlamentares sejam esclarecidos sobre as intervenções feitas e por fazer na Costa da Caparica».

O presidente da Junta de Freguesia declarou considerar que a reparação do paredão é «necessária não só para proteger um parque de campismo, mas para defender as praias de uma zona que é uma estância de turismo por excelência».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos