Surto de covid-19 no hospital de Leiria já causou três mortes entre doentes - TVI

Surto de covid-19 no hospital de Leiria já causou três mortes entre doentes

  • .
  • CM
  • 4 nov 2020, 15:44

Doentes, com idades entre os 74 e 90 anos, estavam internados no Serviço de Medicina II. Há, ainda, 16 utentes e 15 profissionais de saúde infetados

Três doentes que estavam internados no Serviço de Medicina II no Hospital de Leiria morreram infetados com covid-19, num surto que contagiou outros 16 utentes e 15 profissionais de saúde.

“Há três mortes e 16 doentes infetados no Serviço de Medicina II, onde foi detetado um surto de covid-19. Um dos doentes tem alta médica prevista para hoje”, revelou fonte do Centro Hospitalar de Leiria, acrescentando que o número de profissionais de saúde infetados se mantém em 15.

Os doentes que morreram têm entre 74 e 90 anos, esclareceu a fonte.

No domingo, a instituição informou que 15 profissionais de saúde e 12 utentes daquele serviço estavam infetados com o novo coronavírus.

“Há um surto no Serviço de Medicina II do hospital e 15 profissionais de saúde e 12 utentes estão infetados”, afirmou fonte hospitalar, esclarecendo então que a origem do surto e a cadeia de transmissão eram desconhecidas, mas estavam a ser averiguadas.

No mesmo dia, o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), de que faz parte o Hospital de Santo André, em Leiria, adiantou que “o surto foi sinalizado na noite de quinta para sexta” e “está controlado”.

“Foi feita avaliação do risco e tomadas todas as medidas adequadas, para salvaguardar a saúde dos profissionais e dos doentes”, declarou Licínio de Carvalho, referindo que os profissionais de saúde infetados são “seis assistentes operacionais, oito enfermeiros e um médico”.

“Estamos articulados com a Saúde Pública e a cumprir os protocolos definidos”, acrescentou na ocasião Licínio de Carvalho.

Ainda no domingo, o Centro Hospitalar de Leiria, que integra também os hospitais de Pombal e Alcobaça, anunciou a suspensão da entrada de acompanhantes, visitas e cuidadores até dia 14, justificando a decisão com o contexto da pandemia de covid-19.

Igualmente suspensa está a participação dos profissionais de saúde em cursos, seminários, encontros, jornadas ou ações de formação no estrangeiro, cerimónias religiosas nas capelas do CHL, consultas de preparação para o parto e o circuito de visita guiada pré-natal.

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE