Uma creche de Santa Bárbara de Nexe, em Faro, no Algarve, foi encerrada na segunda-feira, depois de registado um caso positivo de Covid-19 numa das crianças.

O menino de dois anos não foi infetado na instituição e terá sido contagiado pela mãe

A mãe fazia partede um grupo em observação pelas autoridades de saúde, por apresentar “uma sintomatologia ligeira”, tendo testado positivo na sexta-feira, indicou a delegada regional de Saúde do Algarve, Ana Cristina Guerreiro.

Na sequência deste caso positivo, a creche foi encerrada, uma semana depois de ter reaberto, e os 18 funcionários e crianças que estiveram em contacto com o caso positivo "estão a realizar ou já realizaram testes de despistagem da doença" e vão cumprir uma quarentena de 14 dias.

"A situação foi acompanhada, desde o início, pelo delegado de saúde de Faro", sublinhou o autarca.

O estado de saúde da criança é considerado estável, bem como o da mãe. O pai não está infetado. A família reside no concelho vizinho de Loulé, em Almancil.

Os estabelecimentos de educação pré-escolar reabriram a 1 de junho com novas regras, à semelhança das creches e escolas secundárias, depois de terem sido encerradas em 16 de março devido à pandemia de Covid-19.

/ Carla Marques Cordeiro