A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) já publicou as regras de lotação de algumas praias da costa portuguesa, não havendo ainda indicações relativamente aos areais do Alentejo, Centro, e Norte do país. As restrições colocam-se devido à pandemia de Covid-19.

Nos documentos apresentados, apenas são referidas as praias do Tejo e Oeste, bem como do Barlavento e Sotavento algarvios.

Segundo informação da APA, algumas das praias terão uma "capacidade potencial de ocupação" que poderá variar com a maré. São os casos da Lagoa da Foz do Arelho, praias do Baleal (Peniche), praia das Maçãs (Sintra), São João da Caparica (Almada), praia da Arrifana (Aljezur), praia Dona Ana (Lagos) ou da praia de Armação de Pêra (Lagoa).

As praias com menor lotação na zona do Tejo e Oeste são a da Azarujinha, em Cascais, e a da Pedra do Ouro, em Alcobaça, que terão uma capacidade máxima de 100 pessoas. Em sentido contrário estão a praia da Nazaré, com lotação máxima de 17.100 pessoas, o areal da Fonte da Telha, que tem uma lotação total de 14.500 pessoas e Carcavelos, que terá capacidade para 12.100 banhistas.

Veja aqui a lotação das praias do Tejo e do Oeste.

No Sotavento algarvio a praia com menor lotação será a Ria da Fuseta, em Olhão, com uma capacidade máxima de 700 pessoas. As praias de Faro e de Monte Gordo terão uma lotação de 12.600 banhistas cada.

Veja aqui a lotação das praias do Sotavento algarvio.

Já no Barlavento algarvio, onde existem várias praias com capacidade total inferior a 100 pessoas, a praia com menor lotação será a Praia da Marinha, em Lagoa. Os areais com maior capacidade são a Praia da Rocha, em Portimão, com lotação de 8.800 pessoas e a Meia Praia Nascente, em Lagos, onde poderão estar até 8.700 pessoas em simultâneo

Veja aqui a lotação das praias do Barlavento algarvio.

APA Lotacao Praias Algarve ... by TVI24 on Scribd

Na listagem apresentada, a APA refere ainda potenciais problemas de lotação nas seguintes praias: Quarteira (concelho de Loulé), de Faro (Faro), de Monte Gordo (Vila Real de Santo António), de Armação de (Silves), de Armação de Pêra/Pescadores (Silves) e da Rocha (Portimão).

António Guimarães