Máscaras para todas as crianças a partir dos 10 anos. As normas da DGS para a reabertura dos ATL - TVI

Máscaras para todas as crianças a partir dos 10 anos. As normas da DGS para a reabertura dos ATL

  • .
  • CE
  • 14 jun 2020, 20:11

A reabertura dos ATL é possível a partir da próxima segunda-feira, no âmbito da terceira fase de desconfinamento anunciada pelo Governo. Este domingo a Direção-Geral da Saúde divulgou uma norma com orientações

As crianças com mais de 10 anos devem usar máscara nos Centros de Atividades de Tempos Livres (ATL), segundo uma orientação da Direção-Geral da Saúde (DGS) este domingo divulgada no âmbito da Covid-19.

A reabertura dos ATL é possível a partir da próxima segunda-feira, no âmbito da terceira fase de desconfinamento anunciada pelo Governo, após o confinamento geral para fazer face à epidemia do novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19.

Orientações da DGS para os ATL by TVI24 on Scribd

Na orientação este domingo divulgada a DGS salienta que todos os ATL (que recebem crianças para atividades de estudo e lazer a partir dos seis anos) têm de estar devidamente preparados para abordar possíveis casos suspeitos de Covid-19, tendo por exemplo uma área de isolamento, definição de circuitos, ou atualização de contactos de emergência das crianças.

Os ATL devem ter condições de higienização e desinfeção, e equipamentos como máscaras para todo o pessoal, e deve ser feita uma limpeza geral e desinfeção das instalações antes da abertura.

Depois, diz a DGS, as crianças e jovens devem ser organizados em grupos, que se devem manter sempre iguais e de preferência cada grupo numa zona específica, e os acessos à biblioteca ou à sala de informática devem ser condicionados, com desinfeção após cada utilização.

Sempre que possível as portas e janelas devem estar abertas e nas salas deve ser mantido o distanciamento. As mesas devem ser dispostas “o mais possível junto das paredes e janelas” e as mesas “devem estar dispostas com a mesma orientação, evitando uma disposição que implique as crianças e jovens virados de frente uns para os outros”.

A DGS recomenda que se evite o cruzamento das crianças entre salas (como acesso à sala de refeições) e que as crianças não partilhem objetos (ou que estes sejam desinfetados após cada utilização) e devem levar os seus próprios brinquedos de casa.

Para as atividades de exterior, como passeios ou excursões, as medidas são idênticas às gerais, de distanciamento físico e higiene, sendo que dentro dos ATL todos os profissionais e todas as crianças com mais de 10 anos devem usar máscara.

Dentro dos ATL a DGS recomenda desinfeção frequente de zonas que podem ser mais facilmente contaminadas, ou zonas de toque frequente, como maçanetas das portas, e sugere que seja feito um plano de higienização para conhecimento de todos os profissionais envolvidos.

E nos refeitórios, além das medidas de higiene e desinfeção (pelo menos duas vezes por dia), a recomendação é que se evitem grandes concentrações de pessoas, ou mesmo que se removam motivos decorativos das mesas.

Caso o ATL tenha um serviço de transportes as medidas aplicadas são as mesmas para os transportes coletivos de passageiros, e se houver um caso suspeito de Covid-19 todos os encarregados de educação de todas as crianças devem ser informados.

Veja também:

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 430 mil mortos e infetou mais de 7,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.517 pessoas das 36.690 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da DGS.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Continue a ler esta notícia