A recuperação de consultas e operações canceladas durante o período de confinamento devido à pandemia está a decorrer "acima das expectativas", afirmou esta quinta-feira o secretário de Estado da Saúde, salientando que está a ser feita "com cautelas".

Está a correr bem. A recuperação da atividade assistencial no Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a correr genericamente bem, quer em termos de cirurgias, quer em temos de consultas. É evidente que ainda o estamos a fazer com alguma cautela porque temos que ter segurança naquilo que estamos a fazer (…). Está a correr bem, até acima das nossas expectativas", disse António Lacerda Sales.

O governante falava aos jornalistas em Braga, à margem do 26.º Congresso Nacional de Medicina Interna e VII Congresso Ibérico daquela especialidade.

Segundo Lacerda Sales, “de janeiro a junho de 2020 relativamente a 2019, houve cerca de menos 90 mil cirurgias".

Questionado sobre como estão as relações entre médicos e o primeiro-ministro, o secretário de Estado da Saúde disse que estão "boas, ótimas e de parceria", depois da conversa "franca e leal" entre António Costa e o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, na passada segunda-feira.

O encontro aconteceu por causa de um relatório que a Ordem dos Médicos fez ao surto de covid-19 num lar de Reguengos de Monsaraz que causou 18 mortos e de umas declarações em privado, mas tornadas públicas, em que António Costa chama cobardes aos médicos por alegadamente se terem recusado a prestar auxílio aos utentes desse lar.

/ JGR