GNR anuncia campanha junto de peões e ciclistas - TVI

GNR anuncia campanha junto de peões e ciclistas

GNR (Lusa/Luís Forra)

Objetivo é prevenir atropelamentos, que matam ou ferem, todas as semanas, mais de 20 crianças e jovens

Mais de 20 crianças e jovens morrem ou ficam feridos, todas as semanas, na sequência de atropelamentos, indicou esta sexta-feira a GNR, que, entre domingo e terça-feira, realiza uma campanha nacional de sensibilização junto dos peões e ciclistas.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) refere que vai realizar, entre domingo e terça-feira, em todo o país, diversas ações de sensibilização com o objetivo de alertar os utentes das vias públicas – condutores, peões e ciclistas – para as questões relacionadas com a segurança.

Nestas ações de sensibilização, os militares dos comandos territoriais, da valência de Programas Especiais, vão direcionar muitas das suas ações de sensibilização para a comunidade escolar, adianta a GNR.

Isto porque, segundo a GNR, mais de 20 crianças e jovens morrem ou ficam feridos, todas as semanas, na sequência de atropelamento, representando 32 por cento da totalidade dos acidentes em ambiente rodoviário nestas faixas etárias.

A maioria destes atropelamentos acontece entre os 10 e os 14 anos, em zonas residenciais e durante os percursos casa/escola.

A GNR refere também que, em 2013, 22,6 por cento das 518 vítimas mortais eram ciclistas e peões, enquanto, em 2014, representaram 22,8 por cento dos 482 mortos.

A mais recente alteração ao Código da Estrada introduziu o conceito de utilizador vulnerável, que inclui peões e ciclistas, dando particular destaque às crianças, idosos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida ou portadoras de deficiência, que passaram a beneficiar de especial proteção.

A GNR indica ainda que a campanha pretende também sensibilizar todas as pessoas para responsabilidade que cada um deve ter na estrada, independentemente da sua condição, seja de condutor, peão ou ciclista.
Continue a ler esta notícia