Papa chama Bispo português ao Vaticano - TVI

Papa chama Bispo português ao Vaticano

Bento XVI (EPA/ETTORE FERRARI)

D. Carlos Azevedo nomeado delegado para o Conselho Pontifício para a Cultura

Relacionados
O Vaticano nomeou esta sexta-feira o bispo D. Carlos Azevedo como delegado do Conselho Pontifício para a Cultura.

O bispo auxiliar de Lisboa vai dedicar-se, já a partir do final deste mês, à área dos bens culturais da Igreja, um organismo que tem como missão favorecer «as relações entre a Santa Sé e o mundo da cultura, promovendo de modo particular o diálogo com as várias culturas».

D. Carlos Azevedo, em declarações à Renascença, mostrou «gratidão pela confiança demonstrada» e recebeu a missão com «a alegria de quem encontra um novo desafio».



Para D. Carlos Azevedo, esta nomeação constitui, pessoalmente, «um momento de profunda alteração no estilo de serviço à Igreja», apesar de já ter «alguma experiência adquirida no campo da relação da fé com a cultura e na valorização do papel da memória para o futuro, em obediência à tradição viva da fé cristã».

Ordenado sacerdote em 1977, foi nomeado, em Fevereiro de 2005, pelo Papa João Paulo II, como bispo titular de Belali e auxiliar do Patriarcado de Lisboa, e a partir de Abril do mesmo ano e até 2008, exerceu o cargo de secretário da Conferência Episcopal Portuguesa.

D. Carlos Azevedo presidiu ainda à Comissão Episcopal da Pastoral Social e integrou a Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações nos últimos anos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE