Apelo: é preciso dar sangue (e é uma exceção ao confinamento) - TVI

Apelo: é preciso dar sangue (e é uma exceção ao confinamento)

Sangue [Foto: EPA]

Dádivas reduziram por causa da pandemia, mas Federação garante que o ato é seguro

As reservas de sangue estão “em níveis preocupantes” e a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue apela aos portugueses para aumentarem as dádivas.

“Há diversos grupos sanguíneos que apresentam reservas nacionais inferiores a sete dias, nível considerado preocupante para dar resposta às necessidades dos hospitais portugueses”, diz a Federação em comunicado.

A Federação apela a todos, nomeadamente os mais jovens, a doarem sangue. Só é preciso ter mais de 18 anos, mais de 50 quilos de peso e ser saudável.

“A dádiva de sangue está prevista nas exceções ao confinamento, pelo que é muito importante que os portugueses não desmobilizem e continuem a dar o seu contributo”, refere Alberto Mota.

Para saber onde pode dar sangue pode ir aqui.

A mesma Federação garante que os locais de recolha são seguros em tempos de pandemia.

“É do nosso conhecimento que em todas as recolhas de sangue estão a ser rigorosamente adotadas as regras que garantem a segurança dos dadores, cumprindo-se as regras da Direção Geral da Saúde.”

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue alerta que são necessárias cerca de mil unidades de sangue todos os dias e que, a cada dois segundos, alguém está a precisar de sangue.

Continue a ler esta notícia