O professor de yoga brasileiro DeRose, considerado a maior autoridade mundial em yoga antigo, está esta terça-feira pela primeira vez no Algarve, no Espaço do Método DeRose de Faro, para apresentar o livro «Programa do Curso Básico», avança a Lusa.

O professor de yoga vai visitar a escola do Método DeRose sediada em Faro que celebra em 2009 o seu quinto aniversário.

A visita de DeRose a Faro acontece após uma visita sexta-feira passada a Lisboa, onde o educador apresentou o livro «Tratado do Yoga», considerado a mais completa obra sobre aquele método.

Nesta primeira visita ao Algarve, DeRose propõe mostrar à sociedade a herança cultural do seu método e também alertar para os novos desafios que se colocam à humanidade.

A responsabilidade do homem nos sistemas socioeconómicos é um dos temas que o educador irá debater.

Mais de 20 livros publicados

A visita do mestre de yoga antigo com origens na Índia fica ainda marcada pelo lançamento do livro «Programa do Curso Básico» e por um jantar de solidariedade a favor da Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais.

DeRose já publicou mais de 20 livros e é também o fundador da Universidade Internacional de Yoga.

A 20 de Maio de 2007, o método Derose trouxe a primeira vez ao Algarve uma «clean party» (festa limpa) onde o álcool, o tabaco eram interditos.

O objectivo da festa limpa foi «sensibilizar a população em geral que os praticantes da filosofia yoga são seres humanos normais e que também gostam de sair à noite, dançar e divertir-se, mas que o fazem sem recorrer a drogas», explicou à Lusa Daniela Sousa, uma das responsáveis pela organização da festa limpa de vícios e praticante e instrutora de yoga pelo método DeRose.

Há 14 escolas de yoga do método DeRose em Portugal e cerca de três mil praticantes.