Cereais para crianças têm demasiado açúcar - TVI

Cereais para crianças têm demasiado açúcar

Leite

DECO testou 171 cereais, habitualmente ingeridos por crianças ao pequeno-almoço, oriundos de 31 países, incluindo Portugal

Relacionados
A melhor forma de começar o dia é ingerir pão, leite e fruta ao pequeno-almoço. A conclusão é da «DECO PROTESTE», que publica na edição da revista de Outubro, um teste efectuado a 171 cereais, habitualmente ingeridos por crianças ao pequeno-almoço e conclui que têm «demasiado açúcar».

O estudo da DECO envolveu 31 países (em cinco continentes), incluindo Portugal, e foram escolhidas duas marcas presentes em todos os mercados: a «Kellogg`s» e a «Nestlé». Cada país escolheu cereais para crianças de chocolate, mel ou açucarados. Ao todo foram testados 171 produtos.

O valor de açúcar mais elevado que este estudo encontrou foi no «Kellogg`s Honey Smacks», comprado nos Estados Unidos, com 100 g a equivalerem a sete pacotes de açúcar (como os que adicionamos ao café). Aliás, os únicos cereias com um nível aceitável de açúcar tinham um nível pouco recomendável de sal, os «Kellogg`s Rice Krispies». Na generalidade os cereais continham, 4,7 pacotes de açucar, por cada 100g.

Crianças portuguesas são as mais gordas da Europa

Comparando os cinco continentes, os cereais mais doces foram detectados no continente Americano, seguido pela Ásia, depois pela Oceânia, pela Europa e, finalmente, pela África.

Apenas comparando os cereais de chocolate, a DECO destaca o «Nestlé Chocapic Duo», o «Rik & Rok Cao Flakes» e o «Kellogg`s Chocos» por terem pouca gordura, sendo que os cereais Rik & Rok também têm pouco sal.

Saiba mais no site da DECO sobre este estudo

Uma nota positiva, destacada pela DECO, prende-se com o facto da informação nutricional, facultativa em muitos países, estar presentes em todas as caixas analisadas.

Preocupada com o aumento do peso das crianças, que em Portugal atinge uma em cada três crianças, a DECO aconselha os pais a ler com atenção a informação nutricional que está nos produtos que compram. Quanto menos gordura, sal e açúcar, melhor. Para a DECO os «cereais açucarados não devem ser a regra ao pequeno-almoço, mas a excepção, já que o pão, em especial o integral, é uma fonte de cereais mais saudável».

Para quem quiser mais informações sobre alimentos, a DECO criou, uma linha gratuita, que estará a funcionar até dia 16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação. O número é: 800 781 782. O «contact center» vai funcionar das 09h às 18h.

Rótulo sem armadilhas

Combate ao pequeno-almoço

Campanha marketing alimentar responsável
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE