Centenas de militares juntam-se para discutir estado das Forças Armadas - TVI

Centenas de militares juntam-se para discutir estado das Forças Armadas

Jantares organizados depois de terem sido conhecidos vários documentos do Governo propondo alterações profundas

Algumas centenas de militares são esperados esta sexta-feira em jantares em Lisboa e no Porto para discutir a situação das Forças Armadas e as medidas anunciadas pelo ministro da Defesa, que têm merecido contestação.

Segundo disse à agência Lusa uma fonte da organização, no Espaço Tejo, no Centro de Congressos de Lisboa são esperados mais de duzentos militares, entre generais, almirantes e oficiais superiores.

Já entre oficiais-generais e almirantes, acrescentou a mesma fonte, estão confirmados mais de cinquenta, incluindo vários antigos chefes dos ramos e ex-chefes do Estado-Maior General das Forças Armadas.

No Porto está também marcado um jantar com militares, na Fundação Cupertino de Miranda.

Estes dois jantares, impulsionados pelo general Loureiro dos Santos, começaram a ser organizados depois de terem sido conhecidos vários documentos do Governo propondo alterações profundas na instituição militar e de o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, ter confirmado algumas delas.

Na semana passada, em entrevistas à TVI e RTP, Aguiar-Branco confirmou um corte superior a 200 milhões de euros nas Forças Armadas a partir de 2014 e um eventual corte de 40 milhões ainda este ano.

O governante apontou ainda a intenção de reduzir o número de efetivos de 38 mil para 30 mil até 2020.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE