O homem que estava desaparecido desde sábado no Guadiana, na zona de Mértola, distrito de Beja, foi encontrado bem de saúde e a navegar de caiaque no rio, disseram à Lusa fontes da GNR e dos bombeiros.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja, o homem foi encontrado às 9:30, por elementos dos bombeiros de Mértola que participavam nas buscas, e estava "bem de saúde e já a navegar no rio".

No sábado, três homens estavam a navegar de caiaque com outros dois no Guadiana, quando dois deles caíram à água, na zona do Pulo do Lobo, e depois saíram do rio e deram o alerta para o facto de terem perdido o contacto com o terceiro, que seguiu no caiaque.

Fonte da GNR explicou à Lusa que o homem, após a queda dos outros dois do caiaque, "desorientou-se um pouco, encostou-se numa margem do rio, onde acampou durante a noite, já que vinha preparado para isso, e hoje de manhã retomou a navegação no rio".

O alerta para a ocorrência foi dado ao CDOS às 23:26 de sábado e os dois homens que caíram do caiaque e depois de terem saído da água reportaram a ocorrência e o desaparecimento do terceiro homem e foram assistidos no local.

Segundo a fonte do CDOS de Beja, as buscas para encontrar o homem envolveram elementos da GNR e dos Bombeiros de Mértola.