A população de Oliveira de Frades, no distrito de Viseu, está a mobilizar-se para, no sábado de manhã, procurar um homem de 67 anos que se encontra desaparecido desde domingo.

Era um senhor muito conhecido na vila e as pessoas sentem que, de alguma maneira, devem ajudar a encontrá-lo", explicou José Miguel Antunes, um dos residentes em Oliveira de Frades que está a organizar as buscas populares.

Segundo relatou à Agência Lusa, além das buscas feitas pelas autoridades, também "os populares, individualmente ou dois a dois", têm andado à procura de Fernando Barbosa, que sofre de Alzheimer e tem problemas motores.

Se cada um andar por si, em vez de termos um problema em mãos, podemos passar a ter dois. E, por outro lado, se calhar até andam todos mais ou menos na mesma zona. Então surgiu a ideia de se fazer esta ação mais organizada amanhã (sábado)", contou José Miguel Antunes.

A organização espera reunir entre 70 a 100 pessoas, a partir das 8:00 de sábado, junto à Capela da Nossa Senhora dos Milagres, no Largo da Feira de Oliveira de Frades.

Vamos organizar-nos por equipas, que vão ser divididas por zonas. Vamos tentar misturar as pessoas que são daqui, com outras que vêm participar e são de fora", explicou José Miguel Antunes, acrescentando que serão fornecidos mapas a quem precisar.

Fernando Barbosa não é visto deste domingo de manhã, tendo já sido procurado, mas em vão, pelos bombeiros e pela GNR.

Redação / PD