Dia de sol e calor leva portugueses à rua, às praias e aos jardins - TVI

Dia de sol e calor leva portugueses à rua, às praias e aos jardins

Cenário foi idêntico em todo o país

Sol, calor e portugueses fora de casa. Na contagem decrescente para o retomar da atividade económica a partir de segunda-feira, muitos portugueses regressaram à rua neste sábado. Com tempo de primavera depois de uma semana chuvosa, pais e filhos, casais, namorados procuram parques e jardins.

O cenário foi idêntico em todo o país.

Ruas menos desertas, com pessoas a um ritmo normal de fim de semana. Tudo decorreu com serenidade, não havendo para já registo de nenhuma situação anormal ou preocupante.

Também nas praias se notou um aumento de pessoas no areal. Apesar de estarem interditas até 6 de junho, a utilização das praias já está entregue à consciência de cada um. 

Portugal regista este sábado 1.203 mortes relacionadas com a covid-19, mais 13 do que na sexta-feira, e 28.810 infetados, mais 227, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção Geral da Saúde.

Portugal entrou no dia 3 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

O Governo aprovou na sexta-feira novas medidas que entram em vigor na segunda-feira, entre as quais a retoma das visitas aos utentes dos lares de idosos, a reabertura das creches, aulas presenciais para os 11.º e 12.º anos e a reabertura de algumas lojas de rua, cafés, restaurantes, museus, monumentos e palácios. O regresso das cerimónias religiosas comunitárias está previsto para 30 de maio e a abertura das praias para 06 de junho.

Continue a ler esta notícia