Rede de tráfico de droga desmantelada no Algarve - TVI

Rede de tráfico de droga desmantelada no Algarve

  • Portugal Diário
  • 23 fev 2007, 17:44

Grupo já operava há 15 anos, cinco suspeitos foram detidos

Relacionados
A alegada rede de tráfico de droga desmantelada esta sexta-feira, no Algarve, actuava há já cerca de 15 anos e estava a ser investigada há ano e meio, revelou o director da Polícia Judiciária (PJ) de Faro, Guilhermino Encarnação. A notícia foi avançada pela agência Lusa.

A operação, realizada em vários locais do sotavento algarvio, resultou na detenção de cinco suspeitos, que aquele responsável classificou como «elementos de topo da rede» e na apreensão de 2,3 toneladas de haxixe.

Trata-se da maior apreensão e território nacional em sete meses, depois de em Julho do ano passado a PJ ter apreendido quatro toneladas de pólen de haxixe.

Em território algarvio é a maior apreensão em 16 meses, em Outubro de 2005 a PJ confiscou 6,4 toneladas de haxixe em Tavira.

Falando aos jornalistas na delegação da Polícia Judiciária na capital algarvia, Guilhermino Encarnação informou que o produto apreendido, que estava acondicionado em 73 fardos, daria para fazer 4,6 milhões de doses individuais e teria um valor de mercado a retalho da ordem dos 1,5 milhões de euros.

O haxixe apreendido encontrava-se num armazém de floricultura e jardinagem em Alfandanga, próximo da vila de Fuzeta, em dois carros, um comercial português pertencente à empresa e um outro, de passageiros, de matrícula francesa.

De acordo com o director da PJ de Faro, a droga destinava-se em grande parte a Espanha, mas alguma dela era distribuída em Portugal.

O produto provinha do Norte de África e era transportado para vários pontos ao longo de toda a costa do Algarve em lanchas rápidas, após o que era recolhida por pequenas embarcações de pesca.

Os homens, com idades entre 39 e 45 anos, foram detidos durante uma operação que esta madrugada decorreu no Algarve e incluiu uma perseguição a uma viatura de matrícula espanhola, conduzida por dois suspeitos.

A viatura foi imobilizada num local de difícil acesso com recurso a vários disparos de armas de fogo, mas um dos suspeitos, de nacionalidade espanhola e já identificado pelas autoridades, acabou por escapar para uma zona de mata.

Além do haxixe, foram apreendidas cinco viaturas de matrícula portuguesa, espanhola e francesa.

Um dos cinco detidos tem nacionalidade espanhola e reside em Huelva, enquanto todos os outros são portugueses residentes no Algarve.

Os detidos, alguns deles com antecedentes criminais, serão presentes nas próximas horas à autoridade judicial competente para aplicação de medidas de coacção.
Continue a ler esta notícia

Relacionados