A PSP de Braga revelou esta sexta-feira que deteve um homem de 48 anos que violou a quarentena profilática à qual estava obrigado devido à pandemia do novo coronavírus.

Em comunicado, a PSP de Braga refere que recebeu a denúncia que o agora detido se ausentou do centro de alojamento onde o deveria estar, regressando no dia seguinte.

[Encontrava-se] em violação à obrigação de confinamento, determinada pela autoridade de saúde”, diz a PSP, adiantando que o homem "foi encaminhado para um novo local de confinamento”.

O homem terá, ainda, de comparecer no Tribunal Judicial da Comarca de Braga depois de notificado para o efeito.

A pandemia do novo coronavírus já matou 96.340 pessoas em todo o mundo e infetou quase 1,6 milhões em 193 países e territórios desde o início da pandemia, em dezembro passado, na China.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Portugal regista 435 mortos associados à covid-19, mais 26 do que na quinta-feira, e 15.472 infetados (mais 1.516), indica o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

/ MM