A Direção-Geral da Saúde informou, esta terça-feira, que 388.000 pessoas já receberam a terceira dose ou dose adicional da vacina contra a covid-19 em Portugal. 

Em comunicado, a DGS adianta que, só na segunda-feira, foram administradas mais de 76.000 doses de vacinas contra a gripe e doses de reforço da vacina contra a covid-19, nos Centros de Vacinação de todo o país.

Assim, a 8 de novembro, dia em que abriu a modalidade Casa Aberta para as pessoas com 80 ou mais anos, 42.900 pessoas receberam a vacina contra a gripe e 33.600 a dose de reforço contra a COVID-19", pode ler-se no comunicado.

Na terça-feira abriu também o autoagendamento das vacinas para pessoas com 70 ou mais anos, tendo sido registados mais de 23.800 pedidos de agendamento online nas primeiras 24 horas.

A Direção-Geral da Saúde recorda que as pessoas continuam também a ser convocadas através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a COVID-19 ou apenas para a vacina contra a gripe (se não forem elegíveis para COVID-19).

São elegíveis para a dose de reforço da COVID-19 os utentes que preencham as três condições: idade igual ou superior a 65 anos, que não tenham tido a infeção e com o esquema vacinal completo há pelo menos 180 dias.

Os utentes com 80 ou mais anos que tencionam dirigir-se a um Centro de Vacinação devem consultar o horário da Casa Aberta do Centro de Vacinação da sua residência. Os Centros de Vacinação estão a trabalhar para que o processo seja fluído e célere, mesmo em períodos de maior afluência, apelando à melhor compreensão dos utentes.

Rafaela Laja