A diretora-geral da saúde e o secretário de Estado da Saúde fizeram esta segunda-feira a atualização dos números de Covid-19 em Portugal. António Lacerda Sales começou por anunciar que Portugal tem capacidade para 11 mil testes diários, adiantando também que o país vai receber 500 ventiladores esta semana e outros 500 na próxima semana.

Durante esta semana, chegam a Portugal 500 ventiladores, e na próxima semana depois da Páscoa mais 500", referiu.

O governante adiantou também que já foram feitos mais de 110 mil testes de diagnóstico desde o início de março.

Estamos a reforçar muito a nossa capacidade de testagem", acrescentou.

Segundo António Sales, do total de testes 54% foram realizadas nos laboratórios públicos e 46% nos privados.

Importante ainda dizer que Portugal tem uma testagem de cerca de 10.500 amostras processadas por milhão de habitantes o que está em linha e, em alguns casos, acima de países como a Suécia e Dinamarca e não muito longe da Itália”, vincou.

O secretário de Estado assegurou também “alguma estabilidade nas compras” de material e na previsão de entrega de encomendas.

Na conferência de imprensa diária esteve também a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, que fez um esclarecimento sobre alguns mitos relacionados com a alimentação, garantindo que "não existem alimentos capazes de prevenir o vírus".

O sistema imunitário agradece que fiquem em casa e comam saudavelmente", disse.

A diretora-geral da Saúde pediu às pessoas que "não se deixem amedrontar pelo Covid-19". Graça Freitas afirmou ainda que as autoridades estão a acompanhar a evolução da mortalidade em Portugal.

Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal tem 311 vítimas mortais devido ao novo coronavírus. O número de infetados subiu para 11.730.

António Guimarães