Portugal já administrou 279 mil vacinas da gripe desde o início do processo - TVI

Portugal já administrou 279 mil vacinas da gripe desde o início do processo

Início da época vacinal contra a gripe sazonal 2020

A segunda-fase da campanha de vacinação contra a gripe, que abrange as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, teve início na passada segunda-feira

Portugal já administrou 279 mil vacinas da gripe desde o início do processo. Os dados foram este domingo divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS). 

A segunda-fase da campanha de vacinação contra a gripe, que abrange as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, teve início na passada segunda-feira, dia 18 de outubro, e não abrange os grupos-alvo da primeira fase. 

A campanha está a decorrer por ordem decrescente de idades, à semelhança do passado, começando pelos utentes com idade igual ou superior a 80 anos", lê-se no comunicado. 

A DGS ressalva, no entanto, que "o ritmo de vacinação da gripe está dependente da entrega das vacinas no território nacional e sujeita a ajustes de acordo com a disponibilidade de vacinas". 

Estando, no entanto, previsto que o número de vacinas disponíveis em novembro seja suficiente para acelerar o ritmo da vacinação.

Auto-agendamento da vacina da gripe e terceira dose disponível terça-feira 

A DGS revelou ainda que o auto-agendamento das vacinas contra a gripe e a terceira dose da covid-19 será possível acima dos 80 anos, a partir de 26 de outubro.

Portugal tem atualmente 85,7% da população com o esquema vacinal completo contra a covid-19. 

123 mil portugueses inoculados com terceira dose

A terceira dose da vacina contra a covid-19 foi administrada a 123 mil cidadãos portugueses, no âmbito da segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe.

À semelhança do que aconteceu na primeira fase, os cidadãos são convocados através de uma mensagem escrita para a toma simultânea das duas vacinas ou apenas para a vacina contra a gripe.

Poderá haver casos, porém, em que sejam chamados doentes abaixo da faixa que se encontra aberta por já cumprirem todos os critérios de elegibilidade e para não atrasar o processo”, informou a DGS.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.129 pessoas e foram contabilizados 1.084.534 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

Continue a ler esta notícia