Superbactéria detectada em Portugal - TVI

Superbactéria detectada em Portugal

Análises

Especialista avisa que algumas infecções podem tornar-se não tratáveis

A superbactéria que «viajou» da Índia e do Paquistão para o Reino Unido também já chegou a Portugal. A Direcção-Geral de Saúde admitiu à Rádio Renascença que a bactéria multi-resistente NDM-1 foi detectada em doentes portugueses.

«Se começamos a detectar que há resistência a este grupo de antibióticos mais potentes, a última arma, então temos que estar apreensivos e existe uma grande preocupação a nível de toda a profissão médica de que poderemos estar a caminho de ter algumas infecções não tratáveis», afirmou José Calheiros, director do Departamento de Doenças Infecciosas do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

O investigador garantiu que já estão a ser preparadas medidas de combate alternativas às infecções e que poderá vir a ser encontrada uma solução para a resistência da superbactéria.

José Calheiros avisou ainda que o hospital é o local onde o contágio é mais provável, pelo que tem de haver novos cuidados e as pessoas só devem recorrer aos hospitais em caso de extrema necessidade.
Continue a ler esta notícia