Histórias de amor trágicas: Sissi e Francisco José - TVI

Histórias de amor trágicas: Sissi e Francisco José

TVI24

Sissi tem quinze anos, é sobrinha de Luís II da Baviera, o mais louco dos reis loucos

Francisco José, um monarca manifestamente anti-reformador, chega ao trono em 1848, no mesmo ano em que Marx publicou o Manifesto Comunista.

Em 1853, Francisco José desloca-se à cidade balneária de Ischl para pedir a prima Nené em casamento. Quando viu a irmã mais nova de Nené, Elisabeth, fica apaixonado.

Sissi tem quinze anos, é sobrinha de Luís II da Baviera, o mais louco dos reis loucos. Elisabeth era, ela própria, uma menina hipersensível e obsessiva. Quando Francisco José a escolhe para mulher causa alguma apreensão na corte, que o tempo viria a confirmar.

Nos primeiros anos de casada, Elisabeth parecia apaixonado por Francisco José. Ele amava-a com paixão. Um e outro, tão diferentes, acabaram por se distanciar. Sissi não frequentava a corte, não queria saber dos filhos, passava o dia a montar a cavalo, a fazer ginástica e a matar-se à fome - padecia de anorexia crónica.

Sissi desinteressada de Francisco José e de qualquer outra pessoa que não ela própria, ainda assim, terá tido algumas relações platónicas ao mesmo tempo que o imperador tinha várias amantes, algumas delas com o consentimento de Elisabeth que fez passar a actriz Catalina Schratt por sua amiga para que Francisco José pudesse estar com ela sem provocar grande escândalo.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE