Cancro do testículo é o mais comum entre os jovens e ocorre entre “os 15 e 20 anos” - TVI

Cancro do testículo é o mais comum entre os jovens e ocorre entre “os 15 e 20 anos”

  • João Guerreiro Rodrigues
  • 14 dez 2020, 09:44

O cancro do testículo “tem uma taxa de cura quase total” quando diagnosticado precocemente

O cancro do testículo afeta cerca de 200 novos jovens a cada ano e é o mais comum entre os 15 e os 35 anos. Por isso, foi lançada uma iniciativa que conta com a ajuda de vários gamers portugueses, que, através dos seus vídeos, ensinam os jovens a fazer um autodiagnóstico.

Luís Abranches Monteiro, presidente da Associação Portuguesa de Urologia, esteve, esta segunda-feira, no Diário da Manhã, onde alertou para os perigos deste cancro, que muitas vezes acaba por ter uma menor importância mediática comparado a outras doenças.

Estamos a falar de cancros que ocorrem aos 15, 16 anos. A idade máxima está ligeiramente abaixo dos 20 anos”, revelou o especialista.

Sobre o motivo que leva ao aparecimento de um cancro tão cedo, Luís Monteiro explicou que isso se deve ao facto da doença ter origem em células embrionárias e que, por isso, podem dar origem a “crescimentos desordenados”, dando origem a cancros.

O presidente da Associação Portuguesa de Urologia sublinhou, no entanto, que, caso seja diagnosticado precocemente, este cancro tem uma taxa de cura “quase total”.

É por isso que a Associação conta com a ajuda deste grupo de gamers, para ajudar a disseminar os conhecimentos para que os jovens possam aprender a fazer o diagnóstico e, dessa forma, detetar o tumor o quanto antes.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE