As autoridades de saúde administraram um total de 90 mil vacinas contra a covid-19 esta quinta-feira em Portugal Continental.

De acordo com dados disponibilizados pela task-force até às 18:00 horas, há um total de 3,500 milhões de primeiras doses administradas, mais 34 mil do que na quarta-feira.

Também o número de pessoas plenamente vacinadas contra o novo coronavírus subiu para 1,743 milhões, existindo mais 56 mil totalmente inoculados nas últimas 24 horas.

De recordar que esta é a segunda vez durante esta semana que o Continente administra um número que se aproxima da meta definida de vacinar 100 mil pessoas diariamente - esta quarta-feira, também foram contabilizadas mais 90 mil vacinas.

A percentagem de pessoas totalmente inoculadas no Continente fixa-se esta quinta-feira nos 17.82%. Um valor obtido após a subtração da população total conhecida das Regiões Autónomas.

Os valores são conhecidos no mesmo dia em que o Governo anunciou prolongar a situação de calamidade em território nacional até 13 de junho.

Esta decisão de renovar a situação de calamidade, que se aplica a todo o território continental de Portugal, foi anunciada por Mariana Vieira da Silva no final da reunião do Conselho de Ministros.

Recorde-se que a situação de calamidade entrou em vigor em 1 de maio e foi renovada há duas semanas até às 23:59 horas deste domingo.

O novo período de situação de calamidade estará em vigor até às 23:59 do dia 13 de junho.