Cheias em Moçambique: Portugal doou 320 Kg de medicamentos - TVI

Cheias em Moçambique: Portugal doou 320 Kg de medicamentos

Mau tempo em Moçambique [EPA/ANTONIO SILVA]

Fármacos foram oferecidos por laboratórios e sociedades farmacêuticas portuguesas e incluem analgésicos, soros, xaropes e antibióticos

A Embaixada de Portugal em Moçambique entregou esta sexta-feira em Maputo uma doação de 320 quilos de medicamentos ao Ministério da Saúde de Moçambique, para assistência às vítimas das cheias.

Os fármacos foram oferecidos por laboratórios e sociedades farmacêuticas portuguesas e incluem analgésicos, soros, xaropes e antibióticos.

Falando na ocasião, o embaixador de Portugal em Moçambique, Mário Godinho de Matos, disse que mais 800 quilos de medicamentos doados pelo seu país estão a caminho por via marítima e chegarão a Moçambique em breve.

«A expressão da consternação e a mobilização da solidariedade do povo português já tinham sido oportunamente expressas ao mais alto nível. A este ato político e institucional da maior relevância, juntou-se a manifestação espontânea da solidariedade da sociedade civil em Portugal, a que logo aderiram entidades públicas e privadas», disse Mário Godinho de Matos.

Por seu turno, o diretor Nacional de Administração e Finanças de Moçambique, António Mundlovo, que recebeu a oferta em nome do Governo moçambicano, afirmou que «os medicamentos chegam numa altura de grande necessidade e vão incrementar a capacidade de resposta da Saúde às necessidades patológicas das vítimas das cheias».

As calamidades naturais da época chuvosa que se iniciou em outubro do ano passado mataram, pelo menos, 117 pessoas e obrigaram mais de 150 mil a fugirem das suas casas.
Continue a ler esta notícia