Professores querem regime de transição para o Politécnico - TVI

Professores querem regime de transição para o Politécnico

Escola (arquivo)

Reunidos com as estruturas sindicais aprovaram uma proposta de resolução que vão agora entregar aos grupos parlamentares e ao Ministério da Ciência e do Ensino Superior

Os professores do Ensino Superior Politécnico aprovaram, esta quarta-feira à tarde, uma proposta de resolução que defende um regime de transição consagrado no novo Estatuto da Carreira do Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico (ECPDESP). Os professores reuniram, esta quarta-feira, com representantes de duas estruturas sindicais, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e o Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESUP).

«Os docentes reunidos com as estruturas sindicais defendem que haja um regime de transição que permita que os docentes que obtenham o doutoramento e o título de especialista acedam à carreira, à semelhança do que acontece nas universidades», explicou ao tvi24.pt Gonçalo Xufre Silva, do SNESUP.

Além deste ponto da proposta de resolução, os professores defendem ainda um regime transitório, para os docentes em fim de carreira, para que obtenham o título de especialista, utilizando o currículo como prova das suas capacidades.

Na reunião desta quarta-feira, que decorreu no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), estiveram mais de uma centena de professores. No início do encontro, estiveram também representantes dos grupos parlamentares do Bloco de Esquerda, do PSD, do CDS-PP e do PCP. O Partido Socialista também foi convidado para o debate, mas declinou o convite.

O deputado Miguel Tiago, do PCP, chamou a atenção para o facto de as negociações para o ECPDESP terem decorrido em final de legislatura. Um timing que não terá surgido «por acaso», diz o deputado, que se disponibilizou para apoiar «a resolução ou moção» que saísse deste encontro.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE