Criança portuguesa com síndrome inflamatória associada ao coronavírus já teve alta - TVI

Criança portuguesa com síndrome inflamatória associada ao coronavírus já teve alta

Graça Freitas

Caso português foi reportado e consta do relatório do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças

A criança portuguesa que estava internada devido a uma síndrome inflamatória, com sintomas semelhantes à Doença de Kawasaki ou Síndrome de Choque Tóxico, que está a ser associada ao novo coronavírus, "já teve alta", confirmou a diretora-geral da Saúde, nesta sexta-feira, no balanço diário da Covid-19 em Portugal.

Graça Freitas explicou que "o caso" português conhecido até ao momento "foi reportado" a nível internacional, constando do relatório, hoje divulgado, pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla original).

Tivemos um caso. Felizmente, é uma criança que evoluiu bem e já teve alta. Estamos alerta nos serviços de pediatria e estamos prontos para diagnosticar e tratar qualquer situação", indicou a responsável, remetendo mais informações para o relatório.

Graça Freitas foi questionada sobre a evolução do único caso português conhecido numa altura em que França anunciou a primeira morte de uma criança, de nove anos, devido à síndrome inflamatória associada à Covid-19.

Nos Estados Unidos há registo de três óbitos pediátricos e mais de 100 casos diagnosticados.

primeiro caso conhecido desta síndrome pediátrica ocorreu no Reino Unido.

 

 

 

Continue a ler esta notícia