Portugal ainda não conseguiu erradicar brucelose - TVI

Portugal ainda não conseguiu erradicar brucelose

  • Portugal Diário
  • 27 fev 2007, 11:12

Em 2006 detectaram-se 1477 animais com a doença e 86 casos em humanos

Relacionados
Portugal gasta anualmente, em média, 15 milhões de euros no combate à brucelose, uma doença transmissível ao homem que o país ainda não conseguiu erradicar, ao contrário da maioria dos países da União Europeia, informa a agência Lusa.

Segundo o director-geral de Veterinária, Agrela Pinheiro, dos 15 milhões de euros gastos no controlo da brucelose há um reembolso comunitário de 2,5 milhões de euros.

A brucelose é uma doença que pode afectar bovinos, ovinos e caprinos e que é transmitida ao homem, sobretudo através do consumo de leite ou derivados não pasteurizados.

«Nos últimos três, quatro ou cinco anos chegámos a uma situação em que os indicadores da doença estão muito próximos da erradicação, mas sem conseguirmos chegar a essa erradicação», declarou o director-geral de Veterinária.

De acordo com dados apresentados por um especialista, no ano passado foram detectados 1.477 animais com brucelose em 246 explorações.

Os indicadores mostram que tem havido sempre um decréscimo no número de casos, mas anualmente aparecem novas explorações com casos positivos, o que, segundo os especialistas, dificulta a erradicação.

«É este o ponto crítico. Temos demonstrado incapacidade em evitar que novas explorações se infectem. Se o conseguirmos evitar erradicaríamos a brucelose em dois anos», afirmou o especialista da Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior, Fernando Boinas.

A título de exemplo, só em 2006 houve quase mais 60 por cento de novas explorações com casos de brucelose positivos.

Em relação à forma humana da doença, o número de casos tem decrescido sempre desde 1994, altura em que se registaram 1.243 pessoas infectadas.

Em 2005 houve 155 casos e no ano passado, 86, segundo dados da Direcção-Geral de Saúde.

A brucelose pode ser contraída em contacto directo com secreções e excreções de animais infectados ou através da ingestão de leite não pasteurizado de vaca, ovelha ou cabra ou outros produtos lácteos não pasteurizados.

Os sintomas da brucelose em humanos são febre, calafrios, fortes dores de cabeça e febre alta e prolongada e o tratamento requer antibiótico.
Continue a ler esta notícia

Relacionados