Sida: portugueses fazem mais de um milhão de testes por ano - TVI

Sida: portugueses fazem mais de um milhão de testes por ano

Sida (arquivo)

Ainda assim, muitos testes são feitos numa fase já avançada da doença

Relacionados
Os portugueses realizam mais de um milhão de testes de rastreio da sida por ano, mas o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, alerta que uma parte significativa dos novos diagnósticos ainda é feita numa fase adiantada da doença.

Para o secretário de Estado, a realização de «um milhão de testes anuais para o vírus do VIH é um aspecto muito importante» e deve ser «incorporado naquilo que é a prática normal, sobretudo nos cuidados de saúde primários». «Faz toda a diferença fazer um diagnóstico mais precoce e esse é talvez um dos problemas no qual ainda falhamos um pouco», disse o governante, na conferência «Sida: Prevenção, Informação e Diagnóstico», promovida pela TSF.

O responsável adiantou que «uma parte significativa dos novos diagnósticos - que são menos em quantidade - é feito ainda num estádio adiantado da doença. Esse é um problema grave para a pessoa e para a sociedade porque aumenta o risco de transmissão do VIH».

Por outro lado, o coordenador nacional para a infecção pelo VIH/sida, Henrique Barros, alerta que as pessoas não podem refugiar-se nos resultados e pensar que estão imunes à doença. Há o perigo de um resultado negativo dar ao utente a ideia de que os riscos que correu não tiveram qualquer consequência, explicou Henrique Barros, em declarações à Lusa.

Testes gratuitos em centros de saúde do Algarve

Os Centros de Saúde da região do Algarve estão a realizar, até ao próximo sábado, testes do VIH/Sida gratuitos, anónimos e com resultados em 20 minutos, informou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve. Os rastreios, inseridos no âmbito das Comemorações do «Dia Mundial de Luta Contra a SIDA 2010», são feitos de forma gratuita e anónima, entre as 10:00 e as 13:00 e das 14:00 às 16:00 na maioria dos Centros de Saúde.

O objectivo é proporcionar aos utentes a possibilidade de em todos os Centros de Saúde da região puderem fazer um teste rápido e ficarem a saber qual a situação perante a infecção VIH/Sida.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE