Bombeiros «desiludidos» com o Governo - TVI

Bombeiros «desiludidos» com o Governo

Ambulância

Ministério da Saúde propõe aumentar 47 cêntimos o subsídio pago às corporações para transportar doentes

Relacionados
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) manifestou-se «desiludida» com a proposta de 47 cêntimos do Ministério da Saúde para actualizar o subsídio pago às corporações de bombeiros para transportar doentes.

«A (proposta de 47 cêntimos) é insuficiente comparativamente com o valor apresentado pela LBP», que é de 60 cêntimos, disse à Agência Lusa o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira, no final de uma reunião com o secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro.

O responsável adiantou que o valor proposto pelo Ministério da Saúde vai ser analisado sábado pela direcção da Liga e segunda-feira, em Santarém, com os presidentes das 18 federações distritais dos bombeiros.

«Em conjunto vamos decidir se aceitamos a proposta ou se vamos apresentar outra contra-proposta», afirmou, sublinhando que também poderão sair da reunião formas de protesto, mas que nunca «vão incidir sobre os utente.

A LBP reclama do Ministério da Saúde uma urgente actualização do subsídio por quilómetro pago às corporações dos bombeiros pelo transporte de doentes, em consequência do aumento dos combustíveis e da não actualização desde 2006 dos 40 cêntimos, valor actual.

Segundo Duarte Caldeira, o Ministério da Saúde justificou a actualização para 47 cêntimos devido aos «constrangimentos orçamentais». «Compreendemos que o Ministério da Saúde tenha a impossibilidade orçamental em ir mais longe», mas a LBP «pensava que seria proposto um valor que se aproximava mais da proposta» dos bombeiros, afirmou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE