Mulher com esclerose lateral amiotrófica espera há sete meses por atestado - TVI

Mulher com esclerose lateral amiotrófica espera há sete meses por atestado

  • 13 nov 2019, 15:12

Um simples documento que permite acesso a materiais essenciais que atualmente são emprestados por amigos e que também permite ter acesso a cuidados permanentes

Uma mulher de Vila Real com esclerose lateral amiotrófica aguarda há sete meses por um simples atestado que lhe poderia dar mais qualidade de vida, com acesso a material ou mesmo a cuidados permanentes

Foi há cerca de um ano que foi diagnosticada a esta mulher, agora com 57 anos, esclerose lateral amiotrófica, uma doença neurológica degenerativa que está a avançar de forma rápida.

E há sete meses que a doente espera por um atestado médico de incapacidade multiuso. Um simples documento que permite acesso a materiais essenciais que atualmente são emprestados por amigos e que não são adaptados à situação. Um documento que também permite ter acesso a cuidados permanentes.

Não me posso ausentar por muito tempo porque ela pode precisar urgentemente da minha ajuda, pode até engasgar-se com a própria saliva", exlplicou a filha, Cátia.

A Administração Regional de Saúde do Norte reconhece que há atrasos na emissão dos atestados, mas garante que nos próximos dias vai chamar esta mulher para finalmente ter acesso a um documento tão importante.

Continue a ler esta notícia