Portugal e Espanha são os maiores pontos de entrada de cocaína na Europa - TVI

Portugal e Espanha são os maiores pontos de entrada de cocaína na Europa

Droga apreendida

Maiores apreensões feitas pelas autoridades estão principalmente ligadas à crescente importação a partir da África Ocidental

Relacionados
Portugal e Espanha são os maiores pontos de entrada de cocaína na Europa, revela um relatório do Gabinete da ONU contra a Droga e Crime (UNODC) divulgado esta semana sobre a «Ameaça do Narcotráfico na América», avança a Lusa.

O documento sublinha que as «apreensões de cocaína basicamente duplicaram de ano para ano em Portugal, aumentando de três toneladas em 2003 (...) para 35 toneladas em 2006».

«As maiores apreensões feitas pelas autoridades portuguesas estão principalmente ligadas à crescente importação a partir da África Ocidental, incluindo alguns países de língua portuguesa, como Cabo Verde e Guiné-Bissau», salienta o documento.

Segundo o relatório, os estrangeiros detidos em Portugal por tráfico de cocaína em 2006 eram principalmente de Cabo Verde (19 por cento), Venezuela (12 por cento), Brasil (13 por cento) e da Guiné-Bissau (cinco por cento).

«Em 2006, Espanha relatou apreensões de 50 toneladas de cocaína, totalizando 41 por cento de todas as apreensões feitas na Europa», acrescenta o documento da UNODC.

Entre domingo e quarta-feira decorre em Cabo Verde uma reunião internacional promovida pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sobre tráfico de droga.
Continue a ler esta notícia

Relacionados