Tráfico: condenados a 10 anos de prisão e extraditados - TVI

Tráfico: condenados a 10 anos de prisão e extraditados

Os dois franceses foram detidos na Póvoa de Varzim quando transportavam 300 kg de cocaína

Relacionados
Os dois franceses detidos, em Fevereiro, na marina da Póvoa de Varzim quando transportavam 300 quilos de cocaína numa embarcação, foram condenados a 10 anos de prisão efectiva, em cúmulo jurídico, noticia a Lusa.

Olivier e Michel foram condenados pelos crimes de tráfico de droga, falsificação de documentos e de declarações.

A sentença foi proferida esta quinta-feira à tarde pelo colectivo de juízes, presidido por Nuno Melo, que deu «como provados» todos os crimes. Pelo tráfico de droga, Olivier de 38 anos e Michel de 36 foram condenados a nove anos de prisão, acrescidos de mais um por falsificação e mais nove meses por terem prestado falsas declarações.

A moldura penal para o crime de tráfico é de cinco a 15 anos, para a falsificação de documentos vai até aos cinco e para a prestação de falsas declarações vai até três anos.

O juiz considerou como agravantes «a quantidade de droga apreendida» e o facto de a viagem ter sido «muito bem organizada».

Nuno Melo destacou ainda o facto de ambos os arguidos «já terem sido condenados por crime idêntico em Espanha», de «não estarem socialmente integrados» na Venezuela e de, na altura da detenção, «não terem colaborado com as autoridades policiais» locais.

A embarcação, os aparelhos de navegação e o dinheiro apreendido vão reverter a favor do Estado português e os 300 quilos de cocaína vão ser destruídos.

Como tinham fugido de Espanha, numa saída precária, quando ainda cumpriam pena por tráfico de droga, depois de cumprirem a pena em Portugal, os dois franceses serão extraditados para Espanha.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE