Confap contra bolsa de empréstimo de manuais escolares - TVI

Confap contra bolsa de empréstimo de manuais escolares

Livros

Medida vai gerar «consequências muito negativas» e «poderá provocar desemprego»

Relacionados
A Confap alertou esta sexta-feira para «as consequências muito negativas» da criação de uma bolsa de empréstimos de manuais escolares, defendendo a implementação de um programa de conteúdos multimédia.

A oposição parlamentar forçou hoje a aprovação, na generalidade, dos diplomas do PEV, do CDS-PP e do BE que visam a adopção de um programa de empréstimo de manuais escolares.

Em comunicado hoje emitido, a Confederação Nacional de Associações de Pais (Confap) considera que a medida vai gerar «consequências muito negativas para milhares de profissionais qualificados» e «poderá provocar desemprego em áreas estratégicas como a educação e a cultura».

Poderá «levar também ao encerramento de muitas livrarias em todo o país, as quais têm desempenhado um valioso apoio às comunidades educativas locais no acesso à educação», considera a associação, sublinhando ainda que «além do prejuízo económico e social, vai assistir-se «a um aprofundar do empobrecimento cultural dessas comunidades, em especial as situadas nas regiões periféricas».

Para a Confap, «o maior e mais grave impacto dessa medida será na indústria dos conteúdos», uma vez que o empréstimo de livros escolares vai «paralisar o trabalho científico e pedagógico de investigadores e professores e provocará desemprego de profissionais altamente qualificados».

Em alternativa, a associação recomenda a adopção de conteúdos multimédia, defendendo que a sua implementação pode «ajudar a minorar os problemas com a ausência de manuais em muitas disciplinas ou módulos educativos, nomeadamente no ensino profissional e tecnológico».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos