Inês Guimarães é uma jovem estudante de matemática da universidade do Porto e uma youtuber de sucesso. Conhecida como MathGurl, é este ano a madrinha do Global Teacher Prize Portugal, o chamado Nobel do Ensino.

Esta jovem é a primeira portuguesa a ter um canal sobre matemática na plataforma de vídeos mais conhecida da Internet e junta-se agora à campanha de divulgação da edição de prémios de ensino deste ano.

Com uma legião de seguidores que já ultrapassa os 67 mil subscritores, domina o digital no que fiz respeito à matemática e à forma como a podemos encarar de forma divertida.

No Instagram, descreve-se como “uma gaja com a inteligência de um abacate que fala de matemática”, mas a verdade é que a sua inteligência permite-lhe dar a volta à relação com os números e a geometria.

Inês, ou MathGurl, lançou um livro para desmistificar a matemática. Chama-se "Desafios Matemáticos Que Te Vão Enlouquecer" e compila vários problemas.

O carisma, descontração e facilidade em comunicar são, além da agilidade na resolução dos problemas matemáticos, pontos fortes que fazem deste canal um caso de sucesso nas redes sociais.

A jovem estudantes de matemática usa a disciplina para chegar aos outros jovens de forma divertida e descomplicada, como é o caso da lógica, usada neste vídeo em que se ensinam truques de magia que obrigam à compreensão dos números.