Quase 150 alunos do 8º ano fizeram exame do 9º - TVI

Quase 150 alunos do 8º ano fizeram exame do 9º

Ranking das escolas secundárias

Esta quarta-feira realizou-se o exame nacional de Língua Portuguesa

Relacionados
Quase 150 alunos do 8.º ano e com mais de 15 anos realizaram esta quarta-ferira o exame nacional de Língua Portuguesa do 9.º ano, numa tentativa de terminarem o ensino básico, segundo dados do Ministério da Educação (ME), escreve a Lusa.

De acordo com a tutela, foram 149 os estudantes do 8.º ano de escolaridade que compareceram à prova na segunda chamada, reservada para situações excepcionais.

Segundo uma medida transitória no âmbito do alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos, os alunos com mais de 15 anos retidos no 8.º ano podem fazer os exames do 9.º ano, para concluírem o ensino básico.

O Governo estimava que seriam cerca de 300 alunos, «no máximo», em condições de realizar os exames nacionais do 9.º ano de Língua Portuguesa e Matemática, bem como os exames de escola de equivalência à frequência das restantes disciplinas.

Para o secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Ventura, esta é uma medida inclusiva destinada a dar «uma última oportunidade a estes alunos», rejeitando qualquer «acrobacia estatística».

Mas os argumentos não convenceram os partidos da oposição.

O CDS-PP classificou a medida como «uma aberração», o Bloco de Esquerda considerou que «desincentiva a frequência escolar» e o PCP afirmou não subscrever medidas «artificiais e administrativas».

O PSD considerou que a medida se destina a «facilitar o cumprimento da escolaridade obrigatória».
Continue a ler esta notícia

Relacionados