Vão dar aulas sem receber salários - TVI

Vão dar aulas sem receber salários

(Foto Cláudia Lima da Costa)

Escola Pedro Teixeira, em Cantanhede, vai encerrar na terça-feira

Relacionados
A maioria dos professores da escola Pedro Teixeira, em Cantanhede, Coimbra, vai dar aulas, sem receber ordenado, aos 217 alunos do estabelecimento de ensino particular que encerra na terça-feira, informou fonte da comissão de pais, escreve a Lusa.

«As crianças vão à escola, normalmente, para continuarem a ter aulas. E os professores vão dar aulas sem receberem ordenado», disse Lusa Bruno Lopes, da comissão de pais da escola Pedro Teixeira.

Segundo a mesma fonte, a direcção do estabelecimento de ensino particular, com contrato de associação com o Estado, decidiu encerrar definitivamente a escola a partir de terça-feira, por não poder fazer face às despesas de funcionamento devido à redução dos montantes atribuídos pelo Estado.

Cerca de 200 pais e encarregados de educação dos alunos reuniram-se na sexta-feira à noite e decidiram «manter o estabelecimento de ensino aberto», frisou.

«Não abdicamos das aulas para os nossos filhos. Está assente o despedimento colectivo da totalidade do pessoal docente e não docente, mas a escola não vai fechar, apesar de ficar sem pessoal», disse Bruno Lopes.

Na reunião, onde marcou presença o vereador com o pelouro da Educação da autarquia de Cantanhede, foi dado conhecimento aos pais de que «a maioria dos professores quer continuar» a leccionar.

«Vão ficar sem receber ordenado por tempo indeterminado», esclareceu a mesma fonte.

Na sexta-feira de manhã, a comissão de pais reuniu-se com responsáveis da Direcção-Regional de Educação do Centro (DREC) e foi informada de que «não há qualquer alteração» ao financiamento.

De acordo com Bruno Lopes, a DREC disponibilizou-se a colocar os alunos, do 5º ao 9º ano de escolaridade, em estabelecimentos de ensino da rede pública, solução recusada pelos pais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados