Foram tratadas 3,2 milhões de toneladas de lixo em 2016 - TVI

Foram tratadas 3,2 milhões de toneladas de lixo em 2016

  • AM
  • 27 mar 2017, 17:36
Funcionários começam a retirar "lixo" junto ao Bataclan, em Paris

Lixo foi produzido por 6,3 milhões de habitantes em 174 municípios, situação semelhante àquela registada no ano anterior

A empresa Environmental Global Facilities (EGF) recebeu, tratou e valorizou 3,2 milhões de toneladas de lixo urbano em 2016, produzido por 6,3 milhões de habitantes em 174 municípios, situação semelhante àquela registada no ano anterior.

"Através das suas 11 concessionárias, [a empresa] recebeu, tratou e valorizou 3,2 milhões de toneladas de resíduos urbanos em 2016, provenientes de 174 municípios e produzidos por 6,3 milhões de habitantes", anuncia a EGF, anterior Empresa Geral de Fomento, do grupo Mota-Engil.

Com os resíduos recebidos pela EGF, que representam 64% do total produzido pelos portugueses, "foi possível reciclar materiais, poupar o consumo de matérias-primas, produzir corretivos orgânicos e energia renovável", salienta uma informação divulgada pela empresa.

Em 2016, acrescenta, foram enviados para reciclagem um total de 281.000 toneladas de embalagens, produzidas 35.000 toneladas de corretivos orgânicos e produzidos 546 gigawatts por hora (GWh) de energia.

O envolvimento da população dos 174 municípios das áreas abrangidas pelas empresas participadas da EGF "foi essencial para alcançar estes resultados", reforça a informação.

E recorda que cada cidadão, ao separar e colocar as embalagens no ecoponto, contribui para que seja possível enviar para reciclagem materiais que permitem produzir ou poupar recursos, concretizado o princípio da economia circular.

O conceito de economia circular, que o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, tem defendido, baseia-se no tratamento, reutilização ou reciclagem de resíduos que voltam ao processo produtivo como matéria-prima.

No relatório e contas de 2015, disponível no site da empresa, é referido que os sistemas multimunicipais do grupo EGF trataram e valorizaram 3,16 milhões de toneladas de resíduos, totalizando 63% do total do país.

O serviço das empresas concessionárias participadas pela EGF abrangia uma área de 48.089 quilómetros quadrados, 52% do total nacional, e servia 60% da população portuguesa, ou seja, 6,3 milhões de pessoas, em 174 municípios.

A EGF é sócia maioritária das concessionárias de tratamento de resíduos Algar, Amarsul, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valnor, Valorlis, Valorminho e Valorsul.

Continue a ler esta notícia