130 crianças de Viana emigram com os pais - TVI

130 crianças de Viana emigram com os pais

Quase 130 crianças de escolas do ensino básico de Viana emigraram com os pais em ano e meio

Cerca de 130 alunos do ensino básico de escolas de Viana do Castelo emigraram com familiares no último ano e meio, indica um estudo hoje revelado pela Câmara Municipal local.

O estudo, que consistiu em inquéritos realizados junto de professores das 51 escolas do ensino básico do concelho, entre o 1.º e o 9.º ano de escolaridade, analisou o período do ano letivo completo entre 2011 e 2012 e o seguinte, até à pausa letiva da última Páscoa. Foi feita esta análise para apurar os efeitos da emigração na população escolar do concelho.

«Até 2012 saíram 52 crianças, que emigraram com os pais, e no ano letivo seguinte, até março de 2013, mais 75. A tendência que foi identificada é de agravamento, porque algumas crianças ficaram, para terminarem a escola, e só no final do ano letivo é que se vão juntar aos pais, no estrangeiro», referiu a vereadora da Educação na Câmara de Viana à agência Lusa.

Maria José Guerreiro adiantou ainda que é nos alunos até ao 4.º ano que se concentra o maior número de emigrações, sendo que «o principal país de destino destas crianças e das suas famílias, destacadíssimo, é a França. Mas temos também para Suíça, Luxemburgo, Alemanha e Canadá», explicou ainda a autarca.

A vereadora acredita também que «são números preocupantes e que tendem a agravar-se nos próximos meses, até ao arranque do próximo ano letivo», concluindo a partir do estudo que os resultados são mais graves do que estava à espera.
Continue a ler esta notícia