Covid-19: autoridades de saúde encerram escola em Abrantes por surto - TVI

Covid-19: autoridades de saúde encerram escola em Abrantes por surto

  • .
  • MJC
  • 15 abr 2021, 20:54
Regresso às aulas em Vila Nova de Gaia

As autoridades de saúde do Médio Tejo determinaram esta quinta-feira o encerramento da Escola Básica Maria Lucília Moita, em Alferrarede, Abrantes, devido a um surto de covid-19 que afeta três crianças e duas encarregadas de educação daquele estabelecimento de ensino

As autoridades de saúde do Médio Tejo determinaram esta quinta-feira o encerramento da Escola Básica Maria Lucília Moita, em Alferrarede, Abrantes, devido a um surto de covid-19 que afeta três crianças e duas encarregadas de educação daquele estabelecimento de ensino.

A escola básica Maria Lucília Moita ficou hoje sem regime presencial de aulas por um período de 14 dias devido a surto de covid-19, que envolve três crianças, duas no pré-escolar e uma no 1º ciclo, e duas mães de outros alunos", disse à Lusa a Delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, no distrito de Santarém.

Maria dos Anjos Esperança disse que "a autorização para a suspensão da atividade escolar decorreu de um pedido efetuado nesse sentido à Direção-Geral da Saúde (DGS) para prevenir a propagação da doença".

A escola agrega cerca de 150 crianças do pré-escolar e do ensino básico.

"É uma medida preventiva que visa colocar todos em isolamento profilático, tendo em conta o número de contactos de risco e o facto de haver irmãos de alunos infetados a frequentarem outras escolas", disse a responsável, tendo dado conta da realização de 186 testes entre quarta-feira e hoje à comunidade educativa, 137 dos quais a crianças, e cujos resultados ainda falta conhecer parcialmente.

Os casos positivos de covid-19 em três alunos da Escola Básica Maria Lucília Moita levaram o Agrupamento de Escolas n.º 1 de Abrantes a decidir na quarta-feira, em conjunto com o ACES Médio Tejo, colocar 107 alunos de sete turmas em isolamento profilático, a que se juntaram 22 professores e educadores e seis auxiliares de ação educativa, num total de 135 pessoas em confinamento, incluindo alguns alunos da Escola Secundária Solano de Abreu, também em Abrantes, tendo a medida preventiva sido hoje alargada a todo a escola Lucília Moita.

Os alunos estão em isolamento, mas nem todas as turmas têm casos positivos. Os alunos da Escola Solano de Abreu estão em isolamento por relações familiares, têm irmãos em algumas dessas turmas da Escola Lucília Moita", disse à Lusa o diretor do Agrupamento de Escolas n.º 1, Jorge Costa.

Segundo o responsável, a partir de sexta-feira, a escola Maria Lucília Moita fica em regime de aulas à distância.

De acordo com os dados mais recentes do ACES Médio Tejo, nas últimas 24 horas, Abrantes contabilizou quatro novos casos de covid-19 e tem 20 pessoas em vigilância ativa.

No total, desde o início da pandemia, aquele município regista 1.536 casos de doença, com 1.438 pessoas recuperadas e 69 óbitos.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE