São João vai poupar na carteira e no ambiente - TVI

São João vai poupar na carteira e no ambiente

Cirurgia

O Hospital do Porto vai implementar o sistema ledde iluminação eficiente. O sistema já foi adoptado no pólo do Valongo e, num mês, houve uma poupança de mais de 70 por cento

Relacionados
Quem disse que no hospital também não se pode tratar da saúde do ambiente? Eu o diga o Hospital de São João, no Porto, que vai implementar um sistema de iluminação eficiente, ou seja, vai mudar para led e com isso poupar energia.

Os números da poupança no pólo de Valongo não deixam margem para dúvidas. Este sistema permitiu ao Hospital de Valongo reduzir em 72,3 por cento o consumo de energia eléctrica num mês. Por isso, o presidente da administração daquele centro hospitalar decidiu implementar o novo sistema de «imediato», se bem que a «instalação demorará mais tempo no Porto do que em Valongo», uma vez que «em Valongo são apenas 250 pessoas, enquanto que no S. João trabalham 4.500».

Com este sistema de iluminação, Carlos Coelho, responsável pela implementação do projecto, disse à agência Lusa que o hospital vai conseguir «poupar anualmente cerca de 28.700 euros», já que antes gastava cerca de 3.700 euros por mês e agora passará apenas a pagar cerca de 1.400 euros/mês. Além da redução de custos, este sistema permite reduzir o «CO2 em 1.080 toneladas/ano».
Continue a ler esta notícia

Relacionados